segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010 - partes III e IV


O ano como professor de esportes em escola particular: Uma proposta que caiu do céu, no meu colo, e lá estava eu pronto para conduzir duas turmas de futsal no Colégio Ave Maria, em Campinas. A principal diferença era o diálogo com os alunos, sem necessidade de tanta rigidez ou repressão, pois estes ainda contam com famílias construídas naturalmente e presentes, resultados de uma melhor condição financeira.

A experiência com os pequenos (4-6 anos) foi rica para entender do universo infantil e como eles se relacionam com o esporte e em atividade, egocentrismo latente... Também deixarão saudades, pois era um espaço de muito potencial.

Os meses (!!!) como instrutor do SESC: Tempo curto, o suficiente para mostrar que valeram a pena toda a jornada e a mudança para São Paulo para ser instrutor de atividades físicas na unidade Vila Mariana, perto do centro da cidade. O trabalho generalista que integra atividade física, esporte e lazer, sem falar na sociabilização, é gostoso e gratificante. Um certo estranhamento ao trabalhar com adultos, público novo, encarado somente nas arbitragens e no estágio do próprio SESC, mas que foi rapidamente superado. A educação e o empenho de sempre abrem todas as portas. Mesmo nas temidas aulas de Vôlei Adulto, eu acredito que tudo pode correr bem ao longo do ano. Só espero que em 2012 consiga turmas de esporte infantil (pelo sonho da implantação do Esporte Criança) e também aulas de natação, como é gostoso trabalhar na piscina!

Pessoalmente, 2010 foi um ano de amadurecimento em todos os campos. Trabalhei mais, expandi meus horizontes, concluí meu bacharelado na Unicamp, diversifiquei minhas atividades e atingi outros tipos de público. Sem falar no namoro, na família, nas perdas (que saudade do meu veículo automotor), nas viagens, conquistas... Só agradeço a Deus por tudo que venho sendo capaz de conquistar! Abraços a todos, um ótimo ano e até a próxima!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog

    É a primeira vez que vizito o teu blog, gostei das ideias e sua escrita é muito boa. Até me senti motivado a fazer um.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Anônimo! Volte mais vezes e deixe o seu nome aí pra gente poder trocar mais ideias. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo trabalho GUILHERME!

    Saiba que como professora, entendo que lecionar é um trabalho onde precisamos nos dedicar, não somente porque é nosso trabalho, mas estamos fazendo um trabalho para enriquecer o futuro de muitas crianças e adolescentes. E temos que pensar neles.

    Que Deus lhe proporcione muitas bençãos e maravilhas neste novo ano. Precisamos de profissionais como você, um grande exemplo.

    Obrigada pelo carinho, em tempo: O seu e-mail (msn) que deixou em meu blog, é tudo em letras maiúsculas mesmo?!

    Já lhe add, se caso não chegou o convite..me avise.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paulinha. Obrigado pela nova visita e pelos elogios. O compromisso com a educação vem de casa e vem de uma necessidade de fazer mais pelos outros. Fazendo mais por estes, faremos mais pelo mundo.

    Parece meio idealista, mas é assim que eu gosto de me manter motivado.

    O MSN deu certo, quando aparecer, a gente troca umas ideias. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Post publicado na Teia .
    Até mais amigo.

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...