Iniciei os conteúdos nessa semana que termina. Optei por fazer um recorte histórico das modalidades de atletismo, trazendo a origem das modalidades ligada à sobrevivência do ser humano por meio de tarefas motoras:
A Origem do Atletismo
Nos tempos antigos, os seres humanos precisavam de algumas habilidades para sobreviver (correr, saltar, arremessar e lançar). Com o passar do tempo, iniciaram disputas entre eles para descobrir quem era o melhor em determinada tarefa, aprimorando suas habilidades e conseguindo benefícios individuais.
Dessas disputas, surgiram os jogos, e assim, as modalidades do Atletismo, tido como o esporte fundamental, cuja prática é a que possui registros mais antigos. Dentre as modalidades do Atletismo, podemos citar Corridas, Saltos, Arremesso e Lançamentos, além das Provas Combinadas.
Com a assimilação dessas informações, trouxe a prática para exemplificar do que estávamos falando. Nas sextas, criamos situações em que correr fosse necessário (brincadeiras de pega, estafetas de correr e voltar, transposição de obstáculos). Já nas sétimas séries, o movimento de arremessar e lançar possui uma diferença sutil que as atividades tornaram mais concreta, além de exercitar o padrão motor das modalidades que serão vistas mais especificamente ao longo das próximas aulas. As atividades realizadas em arremessos e lançamentos foram: um boliche adaptado no qual os alunos escolhiam uma das bolas disponíveis (grandes, pequenas, pesadas, leves etc.) para tentar derrubar os cones; depois, com uso de bambolês, realizar um lançamento para encaixá-los nos cones (como na brincadeira de argolas); o arremesso de bolas na cesta de basquete; o lançamento de bolas na medicine ball (bola de 3kg), na proposta de um jogo em que o objetivo era movê-la acertando as outras bolas até que ultrapassasse a linha do adversário - esta última proposta foi bem aceita pelos alunos das 3 salas -, marcando um ponto.
No retorno à sala, pedi que anotassem algumas informações básicas sobre as modalidades como a organização em provas, regras básicas etc. De ruim, ficou a baixa participação das meninas nas corridas, talvez a alternativa seja dividir dois espaços, cada um para um gênero, já que as meninas pareceram encabuladas em participar junto aos garotos.
Abraços a todos! Continuem prestigiando a LUDocência, deixem seus comentários!
As vezes também sinto dificuldade em termos de participação das meninas em certas atividades. Mas aos poucos vamos conseguindo reconquistar o gosto delas pelas atividades. Muitas vezes adaptando, em vez de correr 50 metros, correr 20, em vez de arremessar um medicine de 3 kg, arremessar uma bola normal, etc.
ResponderExcluirEstou trabalhando com o msm conteúdo só que com os 4 e 5 anos.... próximo ano estou pensando em levar p ensino fundamental II .... espero q a aceitação seja boa ....
ResponderExcluirDidu =D
ResponderExcluirPois é, sempre procuro oferecer as atividades para estarem acessíveis a meninos e meninas, porque sei que a demanda desafiadora para elas é menor e assim deve ser com todo aluno que busca se sentir capaz, num primeiro momento. Acho que meu problema reside em não conseguir que compartilhem o espaço em atividade. Mas a participação faz parte da nota de todos, então veremos...
Carolina
ResponderExcluirSempre é um tema atrativo! Principalmente se vc tiver um espaço bacana em que eles possam saltar (caixas de areia, colchões grandes) e lugares abertos para que consigam lançar tudo bem longe. A possibilidade de praticar atividades que aparentam ser tão distantes faz com que queiram experimentar tanto quanto possam. garanto que vale a pena!
Saber que conhecimento não se adquire somente dentro das escolas é o que me faz ter mais sede de ler o seu blog toda semana!
ResponderExcluir