sexta-feira, 18 de março de 2011

Atletismo - a pedagogia em cada prova I


Toda criança corre, salta, lança e arremessa mesmo sem ser na aula de Educação Física. O lema, desde o surgimento dos Jogos Olímpicos, sempre foi "mais rápido, mais alto, mais forte" e as crianças adoram desafios!

Então vamos unir o interessante ao trivial! Com certeza, o Atletismo deve estar presente na maioria das aulas de Educação Física da escola. Ledo engano. Mesmo com toda essa bagagem motora, poucas crianças tem contato com um estudo organizado das provas de corrida, salto, lançamento e arremesso durante os anos escolares. Justificativas surgem aos montes (como surgem corredores africanos de longas distâncias): falta de espaço, falta de material, falta de tempo... Só não falam da falta de vontade do docente!

Com um grupo de 4 ou 5 aulas é possível tratar bem do tema e apresentar ao aluno um tipo de esporte em que ele pode encontrar outros tipos de limite para sua própria experiência de movimento:

Corridas

Aula 1 - Introdução histórica das provas de Corrida e sua origem na sobrevivência do homem; A divisão das provas entre corridas rasas, meio-fundo, fundo, com barreiras e obstáculos e marcha.

Exemplos de atividades:
Trazer imagens de atletas realizando as provas de atletismo e pessoas normais em tarefas comuns semelhantes aos esportes (como alguém caçando com uma lança e um atleta de lançamento de dardo), pedindo que os alunos comparem e encontrem semelhanças e diferenças.

Aula 2 - Experiências diversas para correr: jogos de pegar, provas de estafeta, atividades com obstáculos, percursos variados, corridas por equipe.

Exemplos de atividades:
Pega-ajuda, Pega-corrente, Pega-gelo, Estafetas de correr e voltar para que o próximo colega da fila continue (uso de obstáculos e mudança na distância percorrida).

Aula 3 - Corridas rasas e de meio fundo (corridas de velocidade): A saída utilizando o bloco de partida (improvisado com dois cones, por exemplo); Os sinais para a largada ("Em suas marcas", "Preparar", "Já!"); O deslocamento na raia; Desenvolvendo velocidade em trechos curvos e retilíneos.

Exemplos de atividades:
Correr a quadra toda sem invadir a raia do colega, Correr com uma fita de papel/jornal amarrada na cintura e desenvolver velocidade para que a fita fique paralela ao chão.

Aula 4 - Corridas de fundo (corridas de resistência) e revezamento: O ritmo de corrida em percursos mais longos; O escalonamento das posições de largada; O uso do bastão no revezamento; A passagem do bastão em movimento.

Exemplos de atividades:
Corrida de estafeta com aumento progressivo do número de voltas a serem dadas, Divisão de equipes com 4 corredores para se deslocarem até o próximo colega e ficarem no lugar, Usar cabos de madeira cortados e pintados ou tubos de papelão como bastão do revezamento.

Aula 5 - Atividade de fixação ou avaliação: Uma visita a uma pista de atletismo, exibição de vídeos de corridas, roteiro de questões a serem respondidas, elaboração de quadro comparativo entre as provas de corrida estudadas etc. A ideia é estimular no aluno a tomada de consciência do que foi realizado: fui capaz de correr em diferentes situações, avaliando meus próprios limites e potencialidades, e conheço a organização do esporte competitivo.

Na semana que vem, continuo com as provas de salto. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...