quinta-feira, 10 de março de 2011

Estar em rede, isto é formação em ação!

Faço a mea culpa quando pesquisas ou pessoas recriminam o tempo exagerado que gastamos na internet, principalmente com futilidades como as redes sociais. Eu mesmo já programo meu navegador para abrir as páginas do e-mail (para o caso de alguém querer trocar uma ideia: GUILHERMEFREITAS@PROFESSOR.SP.GOV.BR) e também do Orkut, do qual participo desde 2004. Confesso que antigamente era mais para ficar sabendo dos amigos e ver o que todos estavam fazendo. No entanto, desde que iniciei minha carreira profissional, venho usando a rede para encontrar pessoas envolvidas na mesma área que eu em comunidades afins e, assim, debater e discutir assuntos e opiniões que muitas vezes surgem e ficam sem serem colocadas em apreciação, justamente pela falta de espaço.


Participo ativamente da comunidade Educação Física Escolar desde meu ingresso na rede estadual de ensino como professor. Primeiro, como aquele cara recém-formado que buscava responder inúmeras dúvidas sobre como proceder com os alunos. Depois, fui exercendo a prática, observando e participando das discussões com argumentos vindos da realidade. Nesse processo, ajudei a criar um espaço virtual de armazenamento de arquivos produzidos pelos professores e artigos relacionados, um HD virtual sobre Educação Física Escolar. Ali, todos podem encontrar modelos e ideias do que fazer. Sempre aparece alguém querendo aprender como fazer um planejamento, que atividades utilizar com determinada faixa etária... Bastava alguém dizer que tinha um arquivo sobre o assunto que choviam respostas pedindo tudo por e-mail! Agora, a pessoa acessa e verifica o que lhe interessa, contribuindo com o que possui! Antes de dar o peixe, ensinar a pescar!

Atualmente, entro diariamente para conversar sobre muitos assuntos legais, conhecer a realidade de vários colegas professores de todos os cantos do Brasil, das aulas em escola pública e particular, do Infantil ao EJA. Nesses tópicos, fica fácil perceber que todo mundo cresce um pouco mais ao repensar sua própria prática na leitura do que faz o colega.


Convido a todos para participar da comunidade no Orkut. E recomendo: se puder, esteja sempre em contato com colegas para saber como andam trabalhando, que experiências legais andam tendo, quais novidades andam aplicando, o que deu errado, o que fazem para melhorar... Se nas escolas houvesse espaço para esse tipo de momento, garanto que cada aula sairia melhor que a outra. Deixaríamos de perder tempo com assuntos desnecessários nos HTPCs e falaríamos do que realmente importa: ensinar bem e sempre melhor do que ontem!

Abraços a todos! Bom fim de semana e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...