sábado, 16 de abril de 2011

Lutas na escola


Já vi gente negando aos alunos o conhecimento das lutas por entender que estimularia a violência, mais do que ela já está presente na escola. Já vi outros dizerem que não trabalham com esse conteúdo por que não possuem o conhecimento técnico. Discordo de todos e vejo o estudo das lutas como parte fundamental da Educação Física Escolar, além de trazer algumas vantagens interessantes para negar o uso de soluções físicas na resolução de conflitos e compreender a atividade física como um todo.

Para mim, é bem mais fácil tratar de algo que eu já vivi, experimentei e ainda gosto muito, o karatê foi minha principal atividade durante 4 anos na infância. No entanto, algumas atividades simples podem ser aplicadas até mesmo por aqueles que não tiveram contato com nenhuma luta!

As lutas tem origem na necessidade do homem de resolver suas diferenças com seus iguais e consigo mesmo. Sua prática permite ao ser humano entender os próprios limites, ser capaz de concentrar-se em um objetivo e adquirir um estado físico, mental e espiritual equilibrado. Existem modalidades diversas ao redor do mundo, com grande ocorrência no Oriente (países como China e Japão possuem diferentes estilos e milhões de pessoas praticando).

É preciso deixar claro durante este estudo a diferença entre luta e briga, já que a primeira é organizada e possui bases teóricas e filosóficas, enquanto a segunda é um descontrole emocional ligado à violência.

Nas próximas semanas, uma proposta didática dividida em dois módulos, conforme a divisão que utilizo na escola no 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries). Tudo baseado na breve experiência que acumulo, já que existe pouca bibliografia nesta área de conhecimento. Indicarei algumas leituras que possam ajudar!

Fico por aqui na expectativa da Virada Cultural 2011, estarei curtindo lá no Anhagabaú. Abraços a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...