sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estudo dos Esportes Coletivos I


Bem vindos de volta! Longo e frio inverno, dá uma preguiça! Mas é preciso retomar os trabalhos por aqui.

Prometido deve ser cumprido e o Estudo dos Esportes Coletivos me agrada bastante, sempre gostei de jogar de tudo e levar um pouco de conhecimento mais aprofundado tem o seu valor para que os alunos percebam que tipo de jogo praticam e como podem melhorar a sua participação e também a dos colegas.

Entendo que o início deve obrigatoriamente passar pelo reconhecimento de quais modalidades esportivas são coletivas ou não, além de identificar as ações comuns. O embasamento deste momento mais conceitual vem dos autores Bayer, Garganta e Graça & Tavares, caso queiram saber mais.

Os esportes coletivos possuem SEIS elementos comuns (chamados por Bayer de "invariantes"): "uma bola (ou implemento similar), parceiros com os quais se joga, adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e regras específicas." (Daolio, 2002).

Gosto de fazer um exercício com eles anotando sugestões de esportes e fazendo a verificação se estes são coletivos ou não. Reforce ainda a ideia de que jogamos esportes, mas existem atividades que são essencialmente jogos nos quais prevalece o caráter recreativo de jogar por jogar, com possibilidades de mudanças de regras, sem questões oficiais envolvidas. Observe o modelo abaixo:

Bola (implemento)

Espaço de jogo/prática

Companheiros de equipe

Adversários

Alvos def/ata

Regras específicas

Corrida de revezamento

Ginástica Rítmica

Basquete

Queimada


Assim, por mais que todas as atividades sugeridas na primeira coluna utilizem algum tipo de implemento (o bastão no revezamento; os aparelhos da GR; a bola de basquete; a bola na queimada), já na segunda coluna a queimada fica de fora, pois pode ser praticada em locais diferentes (interferência por ser apenas jogo), enquanto as outras possuem um local específico (pista de atletismo; tablado; quadra de basquete). No terceiro elemento, eliminamos a GR, pois esta não apresenta o jogo ou prática contra adversários presentes no mesmo espaço. Por fim, ainda que a corrida de revezamento tenha como objetivo (ou alvo) alcançar a linha de chegada, o implemento não tem qualquer relação com o alvo nem é possível defender este último das investidas adversárias.

Bola (implemento)

Espaço de jogo/prática

Companheiros de equipe

Adversários

Alvos def/ata

Regras específicas

Corrida de revezamento

X

X

X

X

X

Ginástica Rítmica

X

X

X

X

Basquete

X

X

X

X

X

X

Queimada

X

X

X

X


A única linha em que todas as colunas foram marcadas é a do basquete, reconhecidamente um esporte coletivo. A tabela oferece essa visualização de maneira facilitada, mas este exercício pode também ser realizado no formato dissertativo, onde o aluno deve identificar se há a presença ou não de cada elemento e justificar sua resposta. Vale anotar tudo o que for sugerido pelos alunos em questão de esporte e jogo para dirimir dúvidas sobre o conceito de esporte, mesmo que não coletivo.

Volto na segunda-feira com a continuação dos conceitos, falando dos princípios operacionais de ataque e defesa, o que será isso?

Abraços a todos!

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