Pra variar, não consegui postar, semanas corridas... Mas vamos complementar os conceitos das postagens anteriores com atividades práticas pensadas para os queridos alunos, ávidos pelo jogar coletivamente!
Gosto de trazer os exemplos daqueles elementos que constituem os esportes coletivos para que os alunos consigam identificar as características individualmente. Depois, os princípios operacionais observados de maneira situacional e algumas dinâmicas para demonstrar como eles podem coexistir no esporte coletivo e como conhecê-los torna o jogar mais amplo e possível:
Passa 10:
ELEMENTOS - Espaço de jogo, Companheiros de equipe, Adversários, Bola (implemento).
Duas ou mais equipes tem como objetivo trocar 10 passes entre os jogadores do mesmo time antes que o adversário o faça. Variações: número de pessoas por equipe desequilibrado, número de bolas em jogo, equipes em movimento, equipes se movimentando no mesmo espaço etc.
Derruba-Cone:
ELEMENTOS - Bola, Espaço de jogo, Companheiros de equipe, Adversários, Alvos a defender e atacar
Duas ou mais equipes tem como objetivo movimentar a bola no campo de jogo de maneira a atingir os cones adversários e derrubá-los, vencendo quem conseguir derrubar todos os cones sem permitir que os seus sejam atingidos primeiro. Variações: formato do campo de jogo, uma equipe desempenha somente a defesa enquanto a outra ataca e vice-versa, número de pessoas desequilibrado, número de cones, posição dos cones no campo de jogo (dentro, fora, na lateral, no fundo, no centro, dentro de círculos), trocar os cones por jogadores que devem receber a bola e passar a participar do jogo etc.
Os dois exemplos acima servem para infinitas possibilidades neste e em outros temas. E também apresentam a capacidade de tornarem-se esportes coletivos com alguns ajustes no formato, demonstrando praticamente seu uso (adotando as Regras Específicas, a invariante que faltava). Ainda, valem para observar todos os princípios operacionais, veja:
PASSA 10 - Manter a posse da bola e Recuperar a posse da bola
Caso queira modificar a atividade para tornar-se um esporte coletivo, basta deixar os 10 passes na condicional para poder tentar marcar o gol/ ponto = Progredir em direção ao alvo adversário e Finalizar contra o alvo adversário (e seus correspondentes).
DERRUBA-CONE - Manter a posse da bola, Progredir em direção ao alvo adversário, Finalizar contra o alvo adversário
Já é completo por si só. Basta tornar os alvos característicos do esporte em questão, pronto! Movimentar e tentar o gol, trocar passes para tentar se aproximar da cesta...
Ufa, já pensou essa maratona de jogos? Dá pra ficar um semestre todo falando das possíveis variações, do que dá para observar, dos elementos e princípios, das apropriações feitas no processo de mudança... Bah, exagerei, curto demais este tema!
Volto com mais um post na série para oferecer possibilidades de um estudo da tática. Abraços a todos!
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