sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudo dos Esportes Coletivos IV



Em busca de uma definição para Tática:

Tática (grego taktiké ou téchne = arte de manobrar [tropas]) é qualquer elemento componente de uma estratégia, com a finalidade de se atingir a meta desejada num empreendimento qualquer.
Tática também pode ser entendida, no sentido bélico, como parte da arte da guerra que trata da disposição e da manobra das forças durante o combate ou na iminência dele.

Enquanto estratégia busca visão "macro", de conjunto ou, por assim dizer,sistêmica, relativamente ao empreendimento, tática ocupa-se de visão "micro", no sentido de elementar ou particular em relação ao todo.

Fiquemos com a parte estratégica e façamos a ligação com o esporte coletivo. Usualmente, a tática dá conta de como serão dispostos os jogadores em campo e quais serão as ações que estes executarão para dificultar o jogo adversário. Não é algo tão complicado de falar aos alunos pela abrangência das informações que chegam sobre futebol, os videogames atuais (com opções de modificação infinitas) e a simplicidade do conteúdo.

Para começar, parta do conhecimento dos alunos. Eles serão capazes de listar uma boa quantidade de formações táticas de futebol (4-4-2, 4-3-3, 3-5-2...). Isso vai ajudar a ilustrar o conceito das linhas que os jogadores formam em cada setor do campo e permitir a transferência para outros esportes coletivos.

Uma formação (1-)4-4-2, com 1 goleiro, 4 jogadores de defesa, 4 jogadores de meio-campo e 2 jogadores de ataque

Pessoalmente, tento incutir nesse estudo a crítica quanto a não listagem do goleiro em esquemas táticos, perguntando "Será que o goleiro não faz diferença? Se ele não estiver lá, o que muda? Não há hoje em dia goleiros que sabem jogar fora da área e com os pés?"

Assim, aparece um número 1: 1-4-4-2, 1-4-4-3, 1-3-5-2 etc. Da mesma forma no handebol e futsal: 1-3-3 ou 1-2-1-2.

Posto isso, o lance é criar vários exemplos de formações, use desenhos no quadro, permita aos alunos dispor os jogadores como preferir e considerando, de vez em quando, uma equipe adversária.

Tive a ideia de criar um jogo que fixasse este conhecimento, mas só o desenvolvi parcialmente.

Taticampeão

Nº de Jogadores: inicialmente, 2. Se forem confeccionados mais tabuleiros, mais pessoas conseguem jogar, assim como pode ser combinado um revezamento com equipes jogando uma contra a outra.
Objetivo: Posicionar corretamente os jogadores no tabuleiro conforme a modalidade e ficha de formação tática sorteada, com a variação de competir quem consegue em menor tempo.
Peças: 11 figuras recortadas e plastificadas de jogadores, 25 fichas com formações táticas (5 para cada modalidade: futsal, futebol, vôlei, handebol e basquete), roleta de cartolina dividida em cinco setores (Futebol, Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei), tabuleiros em cartolina plastificados contendo quadras/campos dos esportes coletivos do jogo, marcadores de pontos.

As figuras de jogadores devem ser, de preferência, todas iguais. Eu pedi que os alunos colorissem de maneira uniformizada um número determinado de figuras (achei que a quantidade ideal por cor deve ser de 11, dando conta de todas as modalidades), depois colamos em cartolinas e eu apliquei plástico sobre as superfícies. Recortados em formato retangular, agrupei as cores e guardei. Cada jogador que for participar deve escolher uma equipe.
Esse é o jogador multiuso que escolhi, simpático, não?

As fichas de formações táticas podem ser feitas até à mão, mas dá outra cara a ficha plastificada e digitada. Pode ser incluída também uma pequena ilustração com a resposta correta, no caso de jogadas alternadas entre cada cor.

As roletas são simples de construir, basta um círculo dividido e identificado em cinco partes (Futebol, Futsal, Vôlei, Handebol, Basquete), também feito em cartolina ou quem sabe EVA. Faça uma seta e prenda com um alfinete ou tachinha no centro do círculo para permitir o giro com um piparote (hahahaha, que palavra engraçada... não sabe o que é piparote? Joga no Google!).

Os tabuleiros devem ser o que dá mais trabalho. Na minha ideia, meia cartolina poderia ser dividida em duas quadras/campos para que os jogadores possam competir simultaneamente e economizar cartolina, afinal eu trabalho em escola pública... Aliás, dá até para fazer frente e verso, se estiver realmente querendo poupar material e não se importar com a estética. Assim, o jogo se constitui com 5 metades de cartolina divididas em duas.

Parece legal! Só cheguei a jogar com as peças de jogadores, sem tabuleiro ou roleta, eu mesmo ia cantando as formações que eles deviam organizar na mesa. Ficaram animados ao jogar, coisa natural. Acredito que o caráter construtivo de elaborar e jogar traz bastante motivação!

Para fechar! Obviamente, este assunto renderia bem mais, mas deixo aberto a quem possa interessar. Afinal, variar as temáticas também ajuda...

Obrigado pelas visitas, deixem registrada sua presença dizendo se gostaram, se odiaram, se acham que eu só falo abobrinha, se as coisas que escrevo ajudam... Comentários são bem-vindos!

Abraços a todos e até a próxima!

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