sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sacando o voleibol II


Rebater é bem menos simples do que parece. Quanto mais experiências motoras, mais facilitado se torna entender a dinâmica necessária. E só dominando o controle da trajetória com que a bola chega e é enviada podemos enxergar caminhos que tornem o vôlei algo mais organizado.

Mas partamos do princípio! De onde veio esse esporte? Vamos ao quadro básico com informações sobre a modalidade:

Nome oficial: Voleibol (do inglês "volley" = rebater)
Origem: Estados Unidos da América, 1895, pelo professor de Educação Física William G. Morgan, primeiramente com o nome de "mintonette"
Objetivo: Fazer a bola tocar o solo na quadra adversária
Movimentos fundamentais: Rebater - saque, toque, manchete, defesa, ataque, bloqueio
Regras básicas: A bola deve ser rebatida e não arremessada ou segura, o jogador não pode tocar a bola duas vezes consecutivas, a equipe pode tocar a bola até três vezes antes de passá-la ao outro lado da rede, a bola deve ser passada por cima da rede, a bola deve tocar o solo do adversário, a equipe deve evitar que a bola toque o solo em sua quadra
Quadra de jogo:

Este quadro pode ser construído de maneira mais divertida do que uma simples cópia por parte dos alunos, trazendo para a aula informações que eles já possuem, integrando o que talvez não seja tão fiel à regra do jogo, mas próximo da realidade que eles atribuem ao esporte. Aqui cabe um jogo de perguntas e respostas, um jogo de tabuleiro com informações, uma pesquisa prévia, vale tudo. O importante é aproximar os alunos do jogo!

O primeiro momento pode incluir uma prática do jogo conforme eles já a conheçam, sem qualquer orientação, apenas garantindo que todos consigam participar de maneira efetiva (a maior das dificuldades dos alunos é compreender a diferença entre eles e o outro), se assim for possível. Caso não ocorra, este deve ser um ponto na discussão sobre o jogo ao final, além dos principais pontos relacionados ao jogo em si, seu funcionamento, possibilidades de movimento, aplicação de regras...

Logo, mais dinâmicas rumo ao voleibol possível! Abraços a todos e não esqueçam dos comentários!

2 comentários:

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...