Boas! A passagem do carnaval com certeza faz o ano correr mais, já estamos em março! E nada de deixar para trás nossas intenções de informar mais sobre jogo e esporte. Hoje vem a sequência das nossas atividades.
Aula II - Possibilidades infinitas do jogo
Reveja se os conceitos da aula anterior estão frescos e na ponta da língua. Hoje eles estarão presentes novamente! Como atividade inicial, peça novamente sugestões de jogos praticados pelos alunos com o objetivo de verificar a aceitação das ideias e afinar as opiniões. A turma deverá escolher um desses jogos para que sejam propostas mudanças na maneira de jogar (espaço, número de participantes, regras, duração do jogo, implementos usados no jogo).
Auxilie na divisão em grupos e destine algum tempo para que cada grupo discuta as alterações que pretende apresentar.
- Uma outra opção, neste momento, é pedir aos alunos que conversem com algum adulto sobre os jogos que eles gostavam quando crianças. As brincadeiras e jogos praticados algumas décadas atrás tinham uma riqueza interessante e maior popularidade, enquanto hoje perderam espaço para o esporte.
Tive uma experiência interessante com uma segunda série em 2008, quando revisitamos a Amarelinha. Não pude registrar essa atividade, mas conseguimos transformar a atividade de várias maneiras: apareceram amarelinhas em formato de círculos concêntricos, amarelinhas com letras onde deveriam ser soletradas as palavras, amarelinha par ou ímpar, amarelinhas de quadrantes espaçados e com outros formatos geométricos.
Uma opção: saltos na sequência dos números, saltos em pares ou ímpares, um pé em cada número... Deixa a criatividade dos alunos falar mais alto para que eles percebam como o jogo permite tais sugestões!
O interessante é permitir que eles viajem mesmo! Vão aparecer opções de muita qualidade... Ao final, permita que cada grupo apresente suas realizações aos demais e os alunos possam escolher uma dos jogos criados para jogar. Não deixe de fazer observações sobre o processo coletivo de criação das novas regras dos jogos e como isso torna sua prática ainda melhor, se comparada à prática esportiva fechada em formato único.
A Amarelinha é um bom exemplo, mas existem outros jogos que podem aparecer. Só estar vigilante para não permitir maior confusão entre jogo e esporte. Os próximos passos serão em direção ao jogo cooperativo, sem excluir ou classificar. Abraços a todos, ótimo final de semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!