sexta-feira, 16 de março de 2012

ConJOGANDO o esporte no plural V

Saudações! Como prometido, a sagrada postagem das sextas-feiras. A série segue evoluindo da ideia dos jogos para o estudo elementar do esporte, permitindo a diferenciação entre individual e coletivo.

Já tratei a respeito deste tema na série sobre Esportes Coletivos, mas vamos iniciar com a discussão inicial das invariantes citadas por Bayer.

Aos esportes coletivos, são comuns a bola (ou outro implemento: disco no hóquei, o frisbee no ultimate), companheiros de equipe, adversários, regras específicas e alvos a atacar e defender. Eu acrescentaria, se a modéstia me permite, o espaço delimitado de jogo.

Peça sugestões de esportes e anote todos num quadro ou lousa. Na sequência, passe avaliando cada um deles por meio dos elementos citados acima para definir se são coletivos ou não. Faça uma forcinha para incluir jogos e continuar determinando que eles são diferentes dos esportes na sua particularidade modificável.

Queimada:
Tem bola? Sim! Tem colegas de time? Sim! Tem adversários? Sim! Tem um alvo a atacar? Sim, o adversário! Tem um alvo a defender? Sim, nós mesmos e os colegas! Tem regras específicas? Não, as regras podem mudar, as mãos podem ser frias, o cemitério no fundo ou lateral... Então até pode ser coletivo, mas não é esporte.

Natação:
Tem bola? Não. Tem adversários? Sim. Tem colegas de equipe? Pode ter. Tem alvo a atacar? Não. Tem alvo a defender? Não. Tem regras específicas? Sim. Como aparecem várias negativas, não é esporte coletivo.

Corrida de revezamento:
Tem bola? Não, mas tem o bastão! Tem colegas de equipe? Sim! Tem adversários? Sim! Tem regras específicas? Sim! Tem alvo para defender? Não. Tem alvo a atacar? Não. É esporte, mas não coletivo, cada um corre em sua vez sem qualquer relação com o adversário.

Esta parte sempre pode ser breve, desde que todos tenham assimilado a relação. Vamos à prática!

1 - Passa 10: famosíssima, sua utilidade aqui é integrar alguns dos elementos previstos aí no nosso texto. Vemos a formação de equipes, o uso de um implemento para jogar e uma possível variação pode relacionar um espaço determinado. Leve o questionamento se isso é esporte, esporte coletivo, jogo... Continue estimulando!

2 - Derruba-cone: passível de várias transformações, este jogo já inclui a maior parte dos elementos descritos. Só vão faltar as regras específicas, afinal é um jogo! Inicialmente, disponha uma equipe na defesa dos cones, que estarão dentro de um círculo que não pode ser invadido por ninguém. A equipe atacante tenta derrubar os cones por meio de arremessos.

Duas possíveis variações do Derruba-Cone

A simplicidade dos exemplos é a maior prova da familiaridade que todos devem ter com a temática. Duvido que seja mais claro que isso. Volto na outra sexta-feira para apresentar algumas sugestões neste trabalho, seja na didática, seja com mídias e fontes interessantes.

Abraços a todos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Sobre a Queimada, aqui na Bahia, assim como em todo o pais, recebe denominações diferentes, com regras diferentes, tem uma região da Bahia, Jacobina, que chamasse: "Boleado". Aqui ele é um esporte. Temos bola própria, regras bem definidas, dois árbitros, placar que começa em 10 X 10 e tem contagem regressiva , a cada saída de um jogador de cada time. É um esporte exclusivamente feminino,com 10 jogadoras de cada lado usando as marcações da quadra de voleibol. Outra possibilidade é o Dog Baal que está no filme: "Com a bola toda". Abraço e sucesso pelo seu site!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a esportivização desse jogo, sinal dos nossos tempos. Quanto aos nomes diferentes, acontece o tempo todo nesse nosso imenso Brasil, eu acho o maior barato! Esse filme é interessante para discutir exatamente as diferenças e limites entre jogo e esporte, pena que ele aborda uma temática mais adulta, vale por alguns trechos.

    Obrigado pela visita, Fábio, volte sempre

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...