Saudações. Duas semanas conturbadas sem postagem em razão do fim dos módulos na pós e do feriado, que ninguém é de ferro.
Foi produtiva essa parada para me dedicar à compreensão das práticas pedagógicas que escolhi até o momento. Como voltei a trabalhar com os sextos anos em 2012, tive de relembrar um pouco de 2009 e 2010. Mudei o que entendi ser importante e achei caminhos bons, enquanto outros se mostraram errados ou em momentos errados.
Aqui, tem sido muito importante a presença das meninas que estão em estágio nas minhas aulas. O papel delas, mais do que auxiliar na organização dos alunos e atividades, função minoritária, vem sendo questionar e me levar a pensar em outras maneiras de conduzir as aulas.
Não é tanto, mas já são quase cinco anos desde o término da licenciatura e dois anos fora da universidade. A vinda das meninas reavida as ideias e colabora na revisão de conceitos e formas de fazer, porque o que me parece adequado e inquestionável pode ser dúbio e incompleto perante uma mente em constante atividade.
Para fins de registro, a dinâmica das capacidades físicas que desenvolvi nesta semana que termina requisitava dos alunos a compreensão do tema e elaboração de atividades. Tentei em grupo, fora da sala e dentro da sala, ao longo das aulas. Na quarta-feira, foi tudo bem diferente: resolvi explicar novamente os conceitos e pedi que criassem a atividade individualmente, reunissem suas criações por capacidade física e, enfim, escolhemos as mais interessantes para servirem de exemplo.
Apareceram mais opções, com maior participação, maior ligação com a proposta de jogos participativos e menor desorganização. A maturidade de considerar que ensinar e aprender são processos contínuos vem com o tempo, mas nunca deixa de nos surpreender. Do mesmo modo, a humildade de reconhecer opções erradas só oferece benefícios quando usada para seguir em frente.
Meus agradecimentos a Dani, Nádia e Rosana, as estagiárias, obrigado pela ajuda e pelas reflexões. Abraços a todos e até a próxima!
Ótimo artigo. Parabéns.
ResponderExcluirhttp://www.formulanegocioonline.site