terça-feira, 17 de julho de 2012

Projetando novas ideias I

Prometi essa nova série até o fim das minhas férias e aqui ela começa. Escolhi escrever sobre projetos possíveis de serem aplicados na escola, mesmo sendo tradicionais. A oportunidade que oferecem à comunidade escolar permite mobilizar conhecimento, habilidade, criatividade e trabalho em equipe. Não sou daqueles que acreditam que a educação prepara a criança para o mundo e estas características são necessárias para viver em nossa sociedade, valorizo sim a experiência de colocar em evidência aquilo que cada um consegue fazer e como consegue ser mais unido a um grupo.

Desde que iniciei o trabalho como docente, me baseei em experiências próprias para construir os eventos de que falarei na sequência, obviamente, refletidos em uma formação profissional e pessoal atingidas através da Educação Física. A perspectiva cultural garante terreno em relação às tarefas motoras, situação comum nas opções didáticas que estabeleço.


Logo em meu primeiro ano, combinei com as turmas de segunda série sob minha docência uma gincana na aula de Educação Física durante o último bimestre. Naquela ocasião, foi tudo muito simples de realizar, pois era uma turma de cada vez, tarefas familiares e um único emprego. Saiu dentro do esperado, com direito a premiação para todos no final!


No ano seguinte, já em outra escola na qual lecionava para todas as turmas de ensino fundamental, mediei a organização de um campeonato esportivo e um festival cultural por parte das oitavas séries. No fim, acabei tendo que segurar quase tudo sozinho pela falta de postura e a irresponsabilidade de grande parte dos alunos, mas deu certo. A escola mobilizou recursos, organizou equipes, coreografias e apresentações de qualidade para participar.


Veio outro ano e consolidei um formato que venho aprimorando. A gincana foi criada com o intuito de aproveitar a realização da Copa do Mundo de Futebol 2010, realizada na África do Sul. Assumi a organização, elaborando provas em consenso com alguns professores. Foi marcante e até hoje os alunos e professores lembram desse evento.


Serei frequente nessa semana para dar conta de encerrar a série! Falarei sobre gincanas, campeonatos e festivais culturais. Espero comentários sobre experiências pessoais para podermos ver novas possibilidades.


Abraços a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...