sábado, 28 de julho de 2012

Projetando novas ideias III

Torneios, campeonatos, interclasses... Com o nome que entender ser mais apropriado, a competição esportiva tem espaço garantido no cotidiano escolar e segue como predileção de grande parte dos alunos, tanto pelo caráter diferenciado da atividade como pelo esporte propriamente dito.

Primeiro, defina os objetivos a serem atingidos com a competição, inclusive se será mesmo competitivo o formato. Existem opções que podem trabalhar com jogos mais recreativos, mesclando alunos de diferentes salas, modalidades mistas e até mesmo práticas alternativas, cujo enquadramento seja diverso do esporte, como jogos com bola e de tabuleiro. Se todas as turmas participarão em igualdade de condições, se as disputas acontecerão dentro da mesma faixa etária, com equipes masculinas e femininas, uma equipe representando cada turma ou a permissão para formar mais equipes. Também existe a opção pelos festivais, em que não há classificação e normalmente os participantes são incluídos em equipes mistas, com muitos jogos e premiação geral para todos.


A forma da disputa vai depender do número de equipes e do tempo disponível para a atividade. Basicamente, um sistema de eliminatória simples se houver um número elevado de equipes é mais adequado.  Na disponibilidade de tempo e espaço suficiente, pode-se estabelecer confrontos de todos contra todos ou dividir a atividade em duas fases: uma classificatória em grupos e as finais eliminatórias, mais usual e motivador. Para mais informações sobre como organizar competições esportivas, acesse este endereço!
Um chaveamento eliminatório com 16 equipes
Uma tabela de campeonato com 9 equipes, todos jogando contra todos


Lembrando sempre que este tipo de evento pode incluir diversas modalidades, não é regra trabalhar apenas com uma opção. Acontecem frequentemente campeonatos de futsal masculino, mas por que não estimular a prática de outros esportes? Categorias femininas? Pensar junto com os alunos uma forma de competição para os jogos tradicionais de Queimada ou Betes? Aproveite para construir outros saberes além das habilidades pertencentes à atividade física!

Tratando-se de escola, é certo que muitas definições de regra e até mesmo questões de organização da competição demandam muita flexibilidade: alunos inscritos que não estão presentes, uniforme adequado, desconhecimento ou não adequação às regras oficiais e também a questão do tempo reduzido, descreva todas as possíveis variações no regulamento, cuja elaboração pode e deve ser feita em conjunto com os alunos ou representantes de cada sala. Importante também identificar no regulamento as medidas disciplinares para alunos e equipes que extrapolarem os limites da competição.

Ações complementares possíveis de serem adequadas ao projeto: as turmas representando países e pesquisando sobre temas relacionados; assembleias entre as turmas para ajudar a definir os participantes, comissão técnica, líderes de torcida etc.; propostas de modificação de modalidades para incluir todos; realização de coletas de dados (scout) das equipes para contabilizar outras pontuações para a equipe que mais passar a bola, com maior participação de todos os jogadores.

Por fim, a premiação tem seu valor para valorizar quem esteve envolvido na disputa. Cabe privilegiar outros componentes do evento como torcida e melhor relação com a arbitragem e adversários, o famoso "fair play". Se propomos este momento na escola, é preciso identificar o potencial educativo que ele possui e não deixar de aproveitar a chance de ir em direção a um esporte DA escola, diferente da mera reprodução de padrões e comparações com o esporte profissional.

Deixo duas referências: 

- Texto de apoio sobre considerações a respeito da presença do esporte na escola: O "esporte na escola"

- Sugestão de projeto de futsal que inclui a discussão e reflexão a respeito dos formatos de competição: PLANO DE AULA: Futebol e Cultura da Paz - "Jogando para a Paz" (Prof. Ms. Nei Alberto Salles Filho - UEPG)

Abraços a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...