quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pedagogia do basquete - encestando novas possibilidades V

Chegou o momento que os alunos mais esperam: jogar basquete "de verdade". A questão do esporte competitivo influencia bastante no gosto pela atividade formal, então dar ênfase nas outras atividades quebra essa sede por esporte e transforma o jogo em algo mais natural.

Aula 4 - Jogando o nosso basquete
Para ter um jogo acontecendo como meio de aprendizagem contínua e não como fim, é preciso construir junto aos alunos procedimentos que orientem o desenrolar da atividade. Este ano, fiz isso por meio de um jogo de perguntas e respostas baseado nos exemplos abaixo:

UM JOGADOR RECEBE A BOLA E ANDA PELA QUADRA TODA COM A BOLA PRESA NAS MÃOS, VOCÊ CONCORDA? O QUE SERIA CORRETO?

UM JOGADOR RECEBE A BOLA, DRIBLA PARA DESLOCAR-SE NA QUADRA, MAS SEGURA A BOLA TODAS AS VEZES QUE UM ADVERSÁRIO SE APROXIMA, VOCÊ CONCORDA? O QUE SERIA CORRETO?

UM JOGADOR TOCA NO BRAÇO DO ADVERSÁRIO ENQUANTO O OUTRO ESTÁ EM POSSE DA BOLA, VOCÊ ACHA QUE ESTÁ CERTO? O QUE SERIA CORRETO?

APÓS UM ARREMESSO, A BOLA NÃO CAI NA CESTA E UM JOGADOR EMPURRA O OUTRO PARA CONSEGUIR O REBOTE, VOCÊ ACHA CORRETO? O QUE DEVE ACONTECER?

Basta eleger situações comuns do jogo, que já pode ter acontecido e servir de referência durante este momento. Aqui, eles refletem sobre o que é proposto e apresentam soluções que entendem ser adequadas. Na sequência, é possível fazer um acerto coletivo com relação ao basquete que será jogado pela turma, estabelecendo regras básicas que todos conheçam. Também vale sonda alunos que queiram fazer a arbitragem dos jogos, alguns gostam bastante! Só não deixe de acompanhar e supervisionar, pois ainda é comum que se deixem levar pelo envolvimento pessoal na aplicação das regras ou se confundam com as observações.



As regras mais importantes do basquete

- Todas as vezes em que o jogo for interrompido, o reinício acontece na lateral ou fundo da quadra, sendo no ponto mais próximo de onde a infração/o lance ocorreu.
- Ao receber a bola, o jogador inicia o drible batendo a bola no chão e volta a segurá-la nas mãos. Caso inicie um novo drible, perderá a posse da bola. Este lance é chamado de DUAS SAÍDAS.
- Ao segurar a bola nas mãos, o jogador tem o direito de andar dois passos. Caso movimento somente um dos pés, girando sobre o outro no lugar, o giro é livre.
- O jogador em posse da bola que seja tocado, empurrado, deslocado, puxado sofre falta, que deve ser cobrada do lado de fora da quadra, no ponto mais próximo de onde ocorreu.
- As cestas podem valer 1 ponto (nos lances livres, cobrados nas faltas que ocorrem quando um jogador está efetuando arremesso em direção à cesta), 2 pontos (durante o jogo dentro da região demarcada pela linha de 3 pontos no ataque) e 3 pontos (toda a região além da linha de 3 pontos no ataque).

No mais, caso surja alguma divergência, basta parar e entrar em acordo sobre o que deve ser feito. Não é ordinário ser estritamente igual ao basquete oficial, afinal saber como funciona o jogo e quais são suas possibilidades é muito mais importante que conhecer cada regra.

Durante as aulas, procuro alternar exercícios e atividades relacionadas ao fazer durante o jogo com momentos de divisão em equipes para jogar (essa divisão feita pelo professor para favorecer jogos mais equilibrados). Confesso que não cheguei a um consenso comigo mesmo na questão da participação conjunta de meninas e meninos. Aplico atividades paralelas (o mesmo para todos), mesclo em alguns momentos, deixo jogarem junto e também faço jogos separados por gênero. Ainda percebo as meninas mais à vontade quando jogam somente entre elas mesmas, mas acredito que o processo deve incluir momentos em que os garotos aceitem a participação delas sem qualquer exigência de rendimento (falo dos meninos porque eles são os mais difíceis, embora algumas meninas...). Eis a parte mais complicada.

Vou dedicar o último texto da série para deixar algumas dicas e referências sobre a pedagogia do basquete. Abraços a todos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá.
    Post divulgado na Teia.
    Até mais

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  2. Olá Professor Guilherme
    Gostaria de sua opinião sobre um novo projeto.
    Estamos pensando em criar um blog coletivo onde os postadores seriam apenas professores, com conteúdo voltado a educação .
    Você acha que esse projeto daria certo,você participaria de algo assim?
    Sua opinião é muito importante para mim.
    Obrigado e até mais.

    Alfredo / Blog Teia

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  3. Oi, Alfredo, Vou responder aqui e depois posto a opinião no Teia. Acho a ideia SENSACIONAL e participaria de forma ativa. Pode contar comigo nesse projeto! Mantenha-me informado! Grande abraço

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Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

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