quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedagogia do basquete - encestando novas possibilidades VI

Chega ao fim a série sobre o ensino do basquete nas aulas de Educação Física da escola. Eu espero que quem acompanhou as quatro postagens anteriores tenha encontrado novidades e informações úteis para dar uma incrementada na sua própria didática. Pude perceber um aumento nos acessos aqui, gostaria que esses visitantes deixassem seus palpites para ajudar a construir uma sugestão de atividades ainda mais rica, não deixem de comentar sobre o que leram, críticas, reclamações e sugestões, tudo é bem vindo!

Neste último texto, proponho apenas a realização de uma avaliação dos conteúdos estudados. A intenção deste momento é verificar como se deu a compreensão por parte dos alunos da modalidade. O importante é não privilegiar somente a compreensão prática do jogo, nem questionamentos baseados somente em informações específicas com relação às regras ou descrições de movimentos.

Aula 5 - Avaliando os conteúdos estudados

Com minhas turmas, o momento de avaliação não é algo engessado. Os alunos são avaliados continuamente em diversos aspectos (leia o post Avaliando desse jeito...) e a produção de uma avaliação escrita somente coloca de forma concreta aquilo que foi objeto de estudo, servindo para atribuir conceitos individuais e também como comprovação ao aluno de que cada atividade realizada trouxe novos conhecimentos.

Mesclo questões objetivas (com alternativas para marcar a correta), dissertativas (nas quais eles precisam pensar nas respostas), uso de vídeos, figuras e descrições de situações em que eles apresentem os conceitos discutidos em aula ou sugiram soluções. Por fim, abro um espaço para que ele rebobine a fita e lembre de tudo o que viu e fez, comparando com o que já sabia ou fazia e destacando o que foi mais interessante, além de tecer comentários sobre o que foi realizado e sua própria participação ao longo do programa.

Observe o exemplo de avaliação que apliquei nas sextas séries neste bimestre:



Nome:
Avaliação - 6ª Série - 2º Bimestre 2011

1 – Conte a origem do esporte Basquetebol, citando o país em que surgiu e como foi criado.

2 – Durante o jogo, alguns movimentos se repetem e são característicos do jogo. Quais são os movimentos observados em um jogo de basquete?

3 – Para cada frase, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No basquete, é permitido segurar a bola nas mãos e andar sem limite de passos

( ) O movimento de bater a bola no chão com uma das mãos é chamado de drible

( ) A equipe de basquete é composta de sete jogadores na quadra, além dos reservas

( ) Durante o jogo, a maioria das cestas vale dois ou três pontos

4 – As faltas são marcadas sempre que um jogador é tocado pelo adversário. Em que local as faltas comuns devem ser cobradas?

a) Somente no fundo da quadra b) No lugar onde aconteceu c) Somente na lateral da quadra d) Na lateral ou no fundo da quadra, o mais próximo do lugar da falta

5 – Escreva sobre o seu estudo e aprendizado neste bimestre, quando falamos de basquete. Conte o que você já conhecia sobre esse esporte, o que você descobriu de novo ou interessante, quais ideias você mudou a respeito do basquete e outros comentários de sua preferência.

Algo nesse sentido é bem amplo para conseguir avaliar aqueles que se envolveram mais com o esporte e também aqueles que talvez não tenham o basquete dentre suas preferências, mas estavam em aula e precisam demonstrar conhecimento relativo ao que foi estudado. Logicamente, esse modelo de avaliação foi o escolhido para agora, mas está em aprimoramento eterno!

Sugestões de referências

Deixo aqui a indicação de um ótimo livro para quem quer ensinar basquete, tanto para a iniciação esportiva como o treinamento. Escrito por dois dos ótimos professores com quem aprendi durante os anos de faculdade, além de outro autor também formado na UNICAMP e pesquisador da modalidade, o livro PEDAGOGIA DO ESPORTE - INICIAÇÃO E TREINAMENTO EM BASQUETEBOL (Ferreira, Paes e Montagner - 2009 - Ed. Guanabara Koogan) é completo em discutir questões inerentes ao ensino e aprendizagem em esportes, apresentando conceitos básicos do esporte e também trazendo informações mais elaboradas com relação a posicionamentos, sistemas de ataque e defesa, assim como sugestões de atividades para diversos objetivos. Vale a pena tê-lo na estante para consultas eventuais, não só para o basquete.

Sugiro também alguns filmes! Primeiramente, Coach Carter (2005), com Samuel L.. Jackson, a história real de um técnico que volta ao colégio em que estudou para treinar o time de basquete, impondo algumas exigências que extrapolam o trabalho na quadra, causando revolta quando impede os jogadores de treinar e jogar pelo seu mau desempenho nas aulas do colégio. Mostra muito de basquete e também traz algumas lições interessantes. Na linha mais "Sessão da Tarde", sugiro A Hora da Virada (também de 2005), com um técnico que sai da famosa liga de faculdades estadunidenses para trabalhar em uma escola, encontrando um grupo acostumado a perder sempre no basquete. Mostra muito do que compõe o jogo e também traz a mensagem de buscar aquilo que é vantagem em cada um para formar um grupo vencedor... Mas aposte na comicidade para chamar a atenção dos alunos!

Caso queira mais opções, este site em inglês tem catalogados um número grande de filmes com a temática basquete, leia e encontre o que procura: http://www.sandlotshrink.com/moviebkb.htm

Na próxima semana, quero iniciar uma nova série de postagens, para isso, trarei uma novidade! Até a próxima, abraços a todos e bom feriado!

4 comentários:

  1. Olá Guilherme.
    Post divulgado no Teia.
    Que bom que gostou da idéia do blog coletivo, já entrei em contato com mais 3 professores e já tenho o apoio deles também.
    O blog já está em construção,não será nada "faraônico " vai ser simples e objetivo.
    Logo entro em contato com você novamente
    Até mais .
    Quanto a nova série de matérias, por que não fala sobre o desafio de se atualizar e ter que" brigar " com as novas tecnologias que roubam a atenção dos alunos dentro das salas de aula.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio!

    Vou deixar a sugestão como opção na minha enquete!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. ops quis dizer legal........
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...