Hoje começo uma nova série de postagens com o tema Basquete. As propostas que deixarei aqui registradas são resultado das experiências passadas nas mais diversas idades, nas possibilidades materiais que são mais comuns e buscando falar de basquetebol num entendimento muito mais amplo que o EU-BOLA típico dos exercícios em fundamentos da modalidade.
O basquete me seduziu ainda na escola, durante minha formação básica. A facilidade em recuperar a bola nos rebotes e os passes bem feitos me aproximaram do esporte... E continuei sempre jogando e assistindo jogos ao longo da minha vida! Na minha opinião, a dificuldade em conseguir marcar os pontos e o jogo coletivo trazem elementos que não são comuns para outros esportes.
O foco ao longo desta série é tornar o aluno capaz de participar do jogo, dominando seus principais elementos motores e sabendo aplicá-los durante a prática, e favorecer a resolução de situações-problema, além de acumular informações sobre a origem e construção da modalidade para desenvolver um olhar mais crítico na apreciação desta e de outras modalidades esportivas.
O ponto de partida ideal é descobrir o que eles já sabem a respeito. Provavelmente, a forma de jogar e o funcionamento da partida são "arcaicos" se comparados ao conhecimento que possuem de esportes como o futebol, amplamente visto nas diversas mídias. Vale mostrar algumas imagens de grandes jogadores, inclusive brasileiros, para que fiquem motivados e queiram aprender mais durante essa história de arremessar a bola na cesta.
Continua... Abraços a todos!! Não esqueçam de votar no nosso blog aqui do lado e deixar também seu comentário.
Passando para adicionar vc como nova amizade,
ResponderExcluirte dar as boas vindas,
te desejar muito sucesso no diHITT e pedir um voto seu na minha mais nova postagem,
conto com sua ajuda.
abçs Priscila
Obrigado pelo comentário!
ResponderExcluirTem todo meu apoio. abraços!
Olá Guilherme.
ResponderExcluirEsse esporte é fantástico,pena que eu com meus quase 1,65 de altura não teria muito futuro no basquete!!rs
Post divulgado na Teia.
Até mais professor!