sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Estudo dos Esportes Coletivos II

Problemas para postar ao longo desta semana... Mas retomando!

A segunda leva de conceitos para pensar um estudo dos esportes coletivos passa pelos princípios operacionais do jogo. Estes dividem-se entre ataque e defesa, formando um paralelo em que existem ações correspondentes e simultâneas:


Ataque

Defesa

I

I Manter a posse do implemento

I Recuperar a posse da bola

II

II Progredir em direção ao alvo adversário

II Impedir a progressão do adversário

III

III Finalizar contra o alvo adversário

III Proteger o alvo da finalização do adversário


Essas ações ocorrem de maneira progressiva e ininterrupta, com variações infinitas ao longo do tempo de jogo. Primeiro, a diferença entre atacar e defender reside no fato da equipe possuir ou não o implemento de jogo (na maioria dos casa, a bola). Continuar no ataque significa continuar com a bola e o próximo passo é ir em direção ao alvo do adversário, na direção do qual finaliza-se assim que houver oportunidade.

Sabendo que para marcar pontos, de maneira geral, é preciso estar no ataque, a defesa ocupa-se de anular as ações da equipe oponente e tornar-se atacante: tenta retomar a posse da bola; tenta impedir o avanço adversário nas proximidades do alvo; protege o alvo das finalizações adversárias para impedir a marcação de pontos.

O modo mais simples de explicar cada um deles é construir exemplos práticos: a- a função de alguns jogadores: o goleiro (defesa III), o atacante (ataque III), o zagueiro do futebol (defesa I ou II); b - situações práticas: O jogador arremessa a bola na cesta de basquete (ataque III), um defensor dificulta a passagem do adversário no handebol (defesa II), o zagueiro desarma um adversário no futebol (defesa I).

Para que se preocupar com o princípio III de defesa com um goleiro desses????

Aposto que ficou mais fácil. Postas essas informações, PRETENDO retornar na segunda-feira com exemplos práticos de aplicação, jogos simples e pré-desportivos que ajudam a ilustrar as ideias do estudo nos esportes coletivos. Provavelmente, o último post da série. Abraços a todos e continuem por aqui!

2 comentários:

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...