Saudações! Conforme as outras postagens nessa série sobre voleibol (confira Sacando o Voleibol I - II - III), o primeiro passo para trazer o voleibol ao gosto dos alunos é possibilitar que eles entendam o que é rebater e consigam fazer isso individual e coletivamente.
Agora, as atividades podem apresentar recursos de movimento mais tradicionais à modalidade e também necessários para o decorrer do jogo. Hoje ficaremos com o saque!
Aula III - Saque
Dispondo de várias bolas, inicie o trabalho em duplas. Caso tenha poucas bolas (não necessariamente de vôlei, afinal variar o tamanho e peso vai contribuir bastante!!), organize várias filas frente a frente.
- O primeiro exercício objetiva se apropriar do saque por baixo, explicando que deve ocorrer com uma das mãos para se diferenciar da manchete (e ocorrer num toque só). Permita que eles explorem diferentes maneiras de sacar em direção ao colega que esteja na outra fila (ou sua dupla). Ofereça opções a quem ainda não está conseguindo direcionar a bola, posicionando a mão com punho fechado ou aberta. A posição do corpo ajuda bastante, observe se o tronco está flexionado em direção à bola, uma perna a frente em oposição ao braço que rebate a bola, dicas que irão ajudar os alunos que não descobriram como fazer a bola chegar ao colega do outro lado, que deve segurar a bola e realizar o saque de volta a outra fila.
Conforme forem "sacando", trocam para a fila que recebeu seu saque.
- Esta mesma dinâmica, se já estiver correndo legal, pode ser feita com as filas uma de cada lado da rede, com aumento gradual da distância entre elas até chegar ao fundo da quadra.
- Saques no corredor: demarque linhas a cada 1,5 metro na quadra de vôlei. Divida a sala em duas equipes (o jogo comporta, inicialmente, 24 alunos, mas pode ser adaptado para ter mais pessoas e mais equipes) e peça que em cada extremidade de linha esteja um jogador da equipe (exemplo: equipe 1 à direita ocupa todas as demarcações e nas extremidades da linha à esquerda estarão os componentes da equipe 2). Usa-se duas bolas, uma para cada equipe e que começam com os jogadores próximos da rede. Estes devem sacar para quem estiver na linha correspondente à deles no outro lado da rede, que recebem a bola (seguram) e sacam para a linha mais posterior do outro lado da rede, que recebe e saca a seu correspondente, seguindo assim até que a bola chegue ao último integrante da equipe. Marca o ponto a lateral que conseguir sacar corretamente todas as bolas com maior velocidade.
Dinâmica do jogo "Saques no Corredor" com a ordem de saques
- Resgate: Esse jogo é muito bacana porque pode ser usado em qualquer modalidade esportiva, não há limite de participantes e as variações são incontáveis.
Cada uma das equipes ocupa uma metade da quadra. Um dos integrantes de cada equipe vai ao fundo da quadra oposta de posse de uma bola. Sua função será sacar para que algum de seus colegas segurem a bola diretamente - sem deixar tocar o chão - e possam sair da quadra, juntando-se a ele no fundo para sacar e retirar o restante da equipe. Vence a equipe que "resgatar" todos para fora da quadra com maior velocidade. Mais para frente, usaremos esse jogo novamente...
Obviamente, existe também o saque por cima, mais bonito e mais plástico. Deixaremos para abordar possibilidades relacionadas quando chegarmos ao ataque, semelhante no aspecto motor. Caso existam alunos que já consigam executar outras formas de sacar que não somente a por baixo, incentive que as usem e contem aos colegas como também o fazer.
Até a próxima, abraços a todos!
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