quinta-feira, 19 de julho de 2012

Projetando novas ideias II


Algumas considerações sobre os festivais ou shows de talentos. Em minha formação escolar, não tive oportunidade de participar de nada parecido. Já na faculdade, como exigência avaliativa de algumas disciplinas da área ginástica, integrei grupos para apresentar juntamente com colegas. Nestes momentos, o contato com o formato e o processo de composição permitiram o despertar de intenções e ideias para uma futura aplicação no trabalho escolar.


Quando me foi necessário implementar a organização de um festival junto às oitavas séries, recordei um pouco desse histórico, além de considerar que os atores do projeto, naquela ocasião, eram os alunos. A princípio, foi conduzida uma pesquisa com outras turmas sobre possíveis categorias de apresentação. Com a definição do formato, a turma ajudou a escolher um nome e os alunos foram divididos em comissões responsáveis por cada setor do evento: divulgação, inscrições, decoração, organização, secretaria e infra-estrutura.

Divulgação - elaboração de cartazes, panfletos, ações em sala de aula, manutenção de blog com informações sobre o festival

Inscrições - elaboração de fichas de inscrição e organização dos horários de apresentação

Decoração - confecção de painéis, cortinas, enfeites e auxílio na preparação das apresentações
Organização - coordenação geral na preparação, condução e avaliação do evento

Secretaria - impressão de fichas, regulamentos e demais informativos necessários, arquivamento e registro de informações sobre o evento

Infra-estrutura - transporte de materiais, colocação de equipamentos e móveis, operação do aparelho de som e microfone

Ficou mais descentralizado, auxiliei na construção das listas de tarefas, participando juntamente à comissão de organização. No decorrer do tempo, acabei assumindo a condução do evento, os alunos mostravam muita dificuldade em ir além do pronto, em criar sobre o que já existe. Mesmo assim, acredito na viabilidade da opção pelas comissões, me faltou também uma certa experiência com aquela faixa etária, isso com certeza faz diferença.
Dança, Música, Canto, Dublagem, Teatro, Ginástica... tantos talentos!

Vão fazer falta algumas fotos, ainda não tinha essa consciência a respeito do registro, fica a dica para os colegas! Fotografem, salvem, filmem, anotem, escrevam, arquivem. Eu mesmo perdi quase tudo que fiz naquela ocasião...

Amanhã, torneios e campeonatos! Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Legal pra caramba esse tipo de evento, mas tem que mostrar pro aluno que pode ser muito divertido... Geralmente eles vem com aquela vergonha e preconceito que pode acabar com a empolgação neecssária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o mais importante é sempre a construção de um evento que se torne tradicional, anual... A partir disso, gera-se uma expectativa sobre o que vai acontecer e toda a escola fica esperando!

      Excluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...