sábado, 26 de março de 2011

Atletismo - a pedagogia em cada prova III

Boas! Para complementar a série, falaremos dos Lançamentos e Arremesso. E já vale explicar pra criançada a diferença entre lançar e arremessar, porque é batata! Você repete 467.925 vezes os nomes das provas e eles continuarão chamando Lançamento de Peso e Arremesso de disco (mas tudo porque o professor aqui também se confunde sempre, coisas de professor em formação).

Conforme pude averiguar junto a fontes confiáveis, o arremesso é o movimento no qual o objeto ou implemento utilizado parte próximo ao corpo antes de ser impulsionado a alguma distância. Já um lançamento é caracterizado pela posição afastada em que o implemento parte com relação ao corpo de quem executa a ação. Embora não exista tanta diferença visual, ajuda a entender os termos que usamos por aqui.

Mas vamos lá... Didaticamente, sempre explico que quando eles jogam bolinha de papel no cesto de lixo estão lançando e a tentativa de acertar a cesta de basquete é um arremesso em que a bola sai próxima ao corpo. Normalmente, eles gostam de ficar lançando e arremessando coisas para todos os lados, então pode apostar que eles vão curtir as provas.

OBSERVAÇÃO: Dado o caráter das atividades, em que objetos são impulsionados com força para longe, requer um olhar redobrado na segurança da aula, oferecendo as maiores áreas livres possíveis para os jogos de lançar e arremessar, verificando se não há ninguém na região em que acontecerão as quedas dos implementos. Evite acidentes e peça aos alunos que estejam atentos aos colegas!

Arremesso e Lançamentos

Aula 1 - Experimentação de lançamentos e arremessos diversos, utilização de diferentes materiais e diferentes alvos.

Exemplos de atividades:
Selecionar bolas de diferentes pesos e tamanhos, posicionando alvos que devem ser atingidos com uso de arremessos e lançamentos (cones, caixas, só não vale colocar o aluno que mais perturba de alvo); Uso de bambolês na atividade anterior; Estafetas de travessia em que o próximo elemento do grupo continua o lançamento do ponto onde o anterior conseguiu lançar; "Artilharia" - jogo em que posiciono uma bola no centro de um espaço e os alunos, divididos em duas equipes, uma de cada lado, tentam atingir a bola-alvo com outras bolas, induzindo-na a ultrapassar a linha adversária antes que ultrapasse a sua própria.

Aula 2 - Informações básicas sobre as provas de Arremesso e Lançamentos, verificando o conhecimento inicial dos alunos e apresentando a organização básica de cada modalidade de Arremesso e Lançamentos. Apresentar cada implemento para relação com objetos conhecidos. Se possível, trazer os equipamentos para exibição.

Exemplos de atividades:
Trazer imagens de atletas realizando as provas, pedindo que os alunos comparem e encontrem semelhanças e diferenças; Jogo de forca com palavras relacionadas às provas, oferecendo uma informação a cada palavra descoberta; Palavras cruzadas usando termos relacionados.

Aula 3 - Arremesso de peso e Lançamento de disco. Dinâmica e organização básicas de cada prova, uso de implementos semelhantes aos oficiais.

Exemplos de atividades:
Improvise algo mais simples de ser arremessado (por exemplo, uma sacola com areia envolvida por uma meia) e ensine a dinâmica do gesto, ressaltando a diferença entre lançar e arremessar, com o "peso" partindo da lateral do pescoço, ensinar o arremesso com deslocamento e com giro.

Deslocamento:


Com giro:


O disco pode ser construído com discos antigos preenchidos com folhas de jornal para fazer peso, frisbees de plástico comprados em lojas de brinquedos etc. Desenhar uma área de lançamento no chão, explicando como é a prova, regras básicas e técnica, que é a mesma do peso com giro.

Aula 4 - Lançamento de dardo e martelo. Dinâmica e organização básicas de cada prova, uso de implementos semelhantes aos oficiais.

Exemplos de atividades:
Sequência parecida com a da aula anterior. Os dardos podem ser improvisados com cabos de vassoura ou bambus de calibre médio. No meu caso, eu tinha na escola bambus com uma ponteira de metal, as pontas dos cabos de vassoura podem ser afiadas com estiletes para tornar mais parecido.Mostrar as fases do movimento e como lançar o implemento.

No caso do martelo, existem várias opções: amarrar uma corda em uma bola de borracha, usar uma bola velha, colocando um peso na parte de dentro, costurando com fios resistentes e amarrando uma corda ou ainda usar uma bola mais pesada dentro de sacolas mais resistentes, passando a corda pela alça das sacolas. O ideal é ter mais de um martelo, porque os lançamentos em sequência vão "detonando".

Créditos da imagem: http://coachr880.com/id92.html

Aula 5 - Atividade de fixação ou avaliação: Uma visita a uma pista de atletismo, exibição de vídeos de arremessos e lançamentos, roteiro de questões a serem respondidas, elaboração de quadro comparativo entre as provas estudadas etc. A ideia é estimular no aluno a tomada de consciência do que foi realizado: fui capaz de lançar e arremessar diferentes implementos em diferentes situações, avaliando meus próprios limites e potencialidades, conheço a organização do esporte competitivo etc.

Chega ao fim essa série de textos sobre uma organização de aulas de Educação Física Escolar em que o tema é o Atletismo. Pode ser que daqui um tempo, eu volte aqui nessas postagens e ache tudo muito diferente do que estarei fazendo, mas assim é o ensino. Torço para que estes exemplos possam servir de auxílio a quem, como eu, quer oferecer algo a mais a seus alunos nas aulas de Educação Física. Em um futuro próximo, mais sequências didáticas vinculadas ao jogar e brincar. Grande abraço a todos!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho Guilherme. Gostaria de sugerir um link que pode ser agregado ao blog. (http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/). Os Prof. de Educação Física encontrarão rico material disponível para (re)pensarmos nossas aulas.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Excelente o seu blog, eu precisava muito saber um pouco mais sobre o assunto. É porque amanhã tenho teste de Educação Física e iria cair este assunto na avaliação. Muito obrigado. Seu blog me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo! Fico contente que o blog tenha ajudado você com o assunto, ele está aí para isso, dentre outras coisas. Está convidado a visitar outros temas e divulgue a quem puder encontrar mais informações úteis aqui.

      Eu que agradeço sua visita! Abraços!

      Excluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...